quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Oficina de Performance: O movimento das emoções.





Estão abertas as inscrições para a Oficina de Performance: O movimento das emoções que será ministrada pelos artistas Hélio Tafner e Larissa Cantarino.

Mais uma atividade do Projeto Conversas Labirínticas!!

- Dias da oficina: 19, 20 e 22 de outubro.
- Horário: 14h às 18h todos os dias (intervalos e almoço a combinar)
- Prazo para inscrições: 10 a 18 de outubro.

COMO SE INSCREVER?

Ficha de inscrição para a oficina “O movimento das emoções”
1- Nome:
2- Telefones para contato:
3- E-mail:
(as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, haverá uma lista de espera caso haja desistência)
Valor: 30 reias por pessoa.
Envie estes informações para: larissacantarino@gmail.com ou helio.jur@hotmail.com

Release Oficina de Performance: O movimento das emoções.
O movimento das emoções é uma oficina que pretende experimentar as diversas possibilidades de criação através do corpo e suas percepções tendo a performance como mote para o desenvolvimento das atividades.  A proposta é criar a partir das emoções vivenciadas por cada participante em situações específicas do seu próprio cotidiano e somadas a exercícios de percepção corporal, sensorial e criatividade dos movimentos desenvolvidos pelo corpo.
            Sem exceção, homens e mulheres de todas as idades, culturas, níveis de instrução e econômicos têm emoções, atentam para as emoções dos outros, cultivam passatempos que manipulam suas emoções e em grande medida governam suas vidas buscando uma emoção, a felicidade, e procurando evitar emoções desagradáveis. Não existe nada de caracteristicamente humano nas emoções, entretanto, existe algo acentuadamente característico no modo como as emoções vincularam-se a ideias, valores, princípios e juízos complexos que só os seres humanos podem ter, e é nessa vinculação que se baseia nossa sensata percepção de que a emoção humana é especial. As emoções elas vão além de prazeres sexuais ou a medo de cobra. Ela está vinculada ao horror que temos do sofrimento e a satisfação de quando ocorre justiça em alguma situação.
            É algo que faz parte de um todo, é o intimo comum que constrói o indivíduo. São essas sensações e questionamentos construídos através de algumas situações que desejamos trabalhar com a performance e chegar o mais próximo do íntimo de cada expectador/participante trazendo-o para uma reflexão individual.  E as possibilidades de se expressar artisticamente explorando como narrativa os sentimentos e as situações que afetam seu íntimo. O jogo das emoções é parte experimental de um projeto maior intitulado Íntimo Comum.  A proposta inicial é trabalhar juntamente de 10 a 15 pessoas onde será dividida em dois momentos:
Primeiro momento: Serão atividades/exercícios para estimular a criação através do trabalho de corpo e movimento em nível de percepção sensorial buscando estimular o conhecimento corporal de cada participante somado a sua criatividade individual e que ao final se resultará numa ação artística.
Segundo momento: Processo de criação individual e/ou grupo dos participantes com o auxílio dos proponentes.

Currículo Hélio Tafner 
Hélio Tafner é artista e graduando em Artes Plásticas na Universidade Federal de Goiás onde desenvolve pesquisas sobre corpo, desenho, espaço, performance, dança e pulsão. Atualmente atua como auxiliar de produção no Centro Cultural UFG com experiência em mediações educativas, monitorias em exposições e conservação e restauro do acervo do espaço.

Currículo Larissa Cantarino
Larissa Cantarino  graduanda do curso de Artes Visuais - Bacharelado na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás FAV/UFG, Participou do Por quá grupo de dança de 2008 a 2010 com o Espetáculo Dançadeira. Desenvolve trabalhos em Fotografia, performance e video com questões referentes a mulher e a sua condição na sociedade contemporânea. Realizou a sua primeira exposição coletiva no encontro Nacional dos Estudantes de Arte na cidade do Rio de Janeiro,com o trabalho Amarras Femininas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário